Substituindo a bateria do Palm

Home > A arte da gambiarra > Substituindo a bateria do Palm

Substituindo a bateria do Palm

Dentre as dezenas de possíveis e muito prováveis problemas que podem ocorrer com os Palms, a bateria do meu, a partir de um certo dia, parou de pegar carga.

A Palm cobra duzentos e tantos barões para substituir a bateria (lembrando que o preço "oficial" do Zire 21 é, ou era, 399). Descobri isso ligando para a Palm. Só por curiosidade, perguntei quanto custava um carregador. Era uns cento e tantos mangos. Ou seja, se o sujeito tiver o azar de perder o carregador de bateria e a própria estragar, como aconteceu com a minha, sai mais barato comprar um Zire 21 novo.

Como eu não tinha mais nada a perder, decidi apelar para técnicas alternativas. A primeira foi de colocar umas pilhas AA em série para chegar aos aproximadamente 3.7V. Como iria ficar um tanto feio e grande, surgiu a idéia de colocar uma bateria de celular. Achei uma bateria de algum modelo de Motorola, por R$30, que é quase do mesmo tamanho e com a mesma tensão (na verdade, "mais ou menos" a mesma -- de um lado da bateria dizia que era de 3.6V e do outro, 3.7V -- la garantia soy yo). Funcionou.

A bateria branca é a original.